A ex-deputada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, na Itália, conforme informou o Ministério da Justiça brasileiro. Condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos e 8 meses de prisão, ela deixou o Brasil após a perda do mandato e passou a ser considerada foragida.
Zambelli foi condenada por envolvimento com um grupo criminoso digital acusado de invadir sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outras estruturas do Judiciário. Desde sua saída do país, ela estava vivendo na Itália, país do qual também é cidadã.
A localização da ex-parlamentar foi informada às autoridades italianas pelo deputado ambientalista Angelo Bonelli. Em publicação feita na rede social X, Bonelli disse ter fornecido o endereço de Zambelli à polícia italiana. “Neste momento, a polícia está identificando Carla Zambelli”, escreveu ele na véspera da prisão.
O Ministério da Justiça brasileiro já solicitou formalmente a extradição de Zambelli. O caso é monitorado pela Interpol e pelas autoridades italianas.
FONTE/CRÉDITOS: Jcnet
Comentários: