O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, citou Brasília ao determinar intervenção federal na segurança de Washington. Durante coletiva na Casa Branca, ele afirmou que a taxa de homicídios da capital federal americana atualmente é maior do que a "de alguns dos lugares que você ouve falar como os piores lugares do planeta".
"Nossa capital foi tomada por gangues violentas e criminosos sanguinários, hordas de jovens selvagens, maníacos drogados e moradores de rua. E não vamos deixar isso acontecer novamente. Não vamos tolerar isso", disse. Em dado momento da entrevista, Trump mostrou um gráfico que supostamente indicava as taxas de homicídios de cidades ao redor do mundo e coloca Washington em primeiro lugar.
Mais tarde, a Casa Branca corrigiu o dado referente a Washington DC em um comunicado sobre o anúncio de Trump. "Em 2024, Washington DC teve uma taxa de homicídios de 27,3 a cada 100 mil habitantes", afirma o documento retificado.
Já informação apresentada pelo presidente americano em relação ao Distrito Federal diverge dos dados consolidados pela Secretaria de Segurança Pública. O balanço da pasta apontou que, em 2024, foram registrados 6,8 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, índice mais baixo desde 1977, que teve 14/100 mil, portanto é a menor taxa desse tipo de crime em 48 anos.
Dados incorretos
Horas depois, o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, disse que Brasília é mais segura que Washington D.C. “Em 2024, tivemos o menor número de homicídios de toda a série histórica do DF, medida desde 1977. Foram 6,9 casos para cada 100 mil habitantes, número que nos aproxima dos países europeus”, relembrou o secretário, corrigindo o dado exposto por Trump.
“Sim, o Trump falou a verdade: Brasília é mais segura”, encerrou Avelar, ironizando a fala errônea de Donald Trump.
Comentários: