A segurança do trabalho é um pilar indispensável na construção civil. De acordo com a pesquisa "Acidentes de Trabalho nas Obras", realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), o setor de incorporação imobiliária investiu mais de R$ 330 milhões em 2024 para garantir a integridade física dos colaboradores, um crescimento de cerca de 12,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A prevenção é a forma eficaz de garantir que o trabalhador volte para casa com saúde e em segurança. O uso correto de EPIs, como capacetes, óculos de proteção, luvas, protetores auriculares, calçados de segurança, cintos de segurança e máscaras respiratórias, além da sinalização adequada de áreas de risco, previnem acidentes graves e podem salvar vidas.
No mês passado, foi celebrado o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho (27 de julho). A Construtora Dinâmica, com uma postura ativa na promoção da saúde, investe em programas contínuos de SST (Segurança e Saúde do Trabalho), tecnologias preventivas e ações educativas que fortalecem a cultura da prevenção nos canteiros.
"Entendemos que segurança do trabalho é um compromisso diário com a vida dos colaboradores. Investimos constantemente em ações preventivas, tecnologia e capacitação, porque sabemos que a prevenção não acontece por acaso: ela é construída com diálogo, orientação e engajamento coletivo", esclarece Ricardo Aragão Rocha Faria, arquiteto e diretor da Construtora Dinâmica.
Ao longo dos anos, a crescente adesão às práticas preventivas, o uso de tecnologias e o fortalecimento da cultura da segurança demonstram que o cuidado com a vida dos profissionais deixou de ser apenas uma exigência legal e passou a ser uma realidade no dia a dia e na rotina dos trabalhadores da construção civil.
Comentários: