A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nessa segunda-feira (20), 37,4 quilos de ouro ilegal durante operação na BR-174, em Boa Vista (RR). A carga, dividida em 48 barras, estava escondida dentro de uma caminhonete e, segundo as investigações iniciais, tem origem em garimpos ilegais em áreas de proteção ambiental e terras indígenas. O motorista foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Federal.
A apreensão é a terceira maior da história da PRF e reforça o protagonismo da corporação no combate ao garimpo ilegal na Amazônia. Somente em 2025, já foram 190 quilos de ouro interceptados pela PRF, o equivalente a mais de R$ 130 milhões.
Em outubro, a corporação apreendeu 11,6 kg de ouro em Roraima e, em agosto, mais de 100 kg na Ponte dos Macuxis, no mesmo estado. No Pará, uma operação na BR-230 resultou na captura de outro carregamento de 40 kg.
Além das apreensões, as ações da PRF destroem equipamentos utilizados na extração e transporte ilegal de minérios, como balsas, escavadeiras e aeronaves.
Comentários: