Botucatu - A Polícia Civil fechou uma casa de repouso clandestina que funcionava em um imóvel no Jardim Monte Mor, em Botucatu. De acordo com a polícia, os idosos eram mantidos em condições precárias de saúde e higiene, e sem acompanhamento de profissional capacitado. Eventual crime de maus-tratos também será apurado.
Segundo o boletim de ocorrência (BO), o flagrante ocorreu nesta terça-feira (29). Policiais civis do 1.º Distrito Policial (1.º DP) foram até o abrigo, que não tinha alvará de funcionamento, acompanhados de equipes da Vigilância Sanitária Municipal e de profissionais de saúde, e constataram sinais indicativos de maus-tratos, além de medicamentos e alimentos vencidos.
Um dos idosos, de 80 anos, conforme o registro policial, estava com uma bolsa de colostomia repleta de fezes, fechada com pregador de roupa sujo. Os demais residentes apresentavam alterações na pressão arterial e índice de glicemia, e foram medicados. Uma vizinha relatou às equipes ter presenciado agressões na residência.
Familiares dos idosos foram contatados para o devido acolhimento, assim como o setor de Assistência Social Municipal, que ficou responsável por aqueles sem vínculo familiar. O responsável pela casa de repouso foi ouvido e negou a prática de maus-tratos. A Polícia Científica foi acionada para fazer a perícia e o caso será investigado por meio de inquérito.
Comentários: