Pirajuí Rádio Clube FM

Geral

O Adeus a Preta Gil, dentro e fora do País

A repercussão tomou não só a imprensa brasileira, como também a internacional. Constou em veículos de Portugal, Espanha e até na Índia.

O Adeus a Preta Gil, dentro e fora do País
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Após a confirmação da sua morte, Preta Gil, 50 anos, recebeu inúmeras homenagens de amigos, autoridades e fãs pelas redes sociais, dentro e fora do País. As mensagens destacam a personalidade exuberante da artista, seus posicionamentos contestadores e, principalmente, sua dedicação aos amigos e familiares. A repercussão tomou não só a imprensa brasileira, como também a internacional. Constou em veículos de Portugal, Espanha e até na Índia.

Filha de Gilberto Gil, a artista e empresária tinha 50 anos e retornava dos EUA, onde participava de tratamento experimento contra câncer colorretal. A agência de notícias AFP, uma das principais do mundo, ressaltou sua carreira. A notícia foi repercutida por veículos de renome como o Público, de Portugal, e o El País Uruguai. Preta estava nos Estados Unidos desde maio, mas morava no Rio de Janeiro, onde também nasceu. A prefeitura e o governo do estado do Rio decretaram luto oficial de três dias. A cantora e empresária foi diagnosticada com um câncer no intestino em 2023, e chegou a entrar em remissão da doença. Mas em 2024, voltou a apresentar a doença em outros locais do corpo, o que a levou a uma nova rodada de operações e medicamentos, e ao tratamento experimental. Preta Gil é filha do cantor Gilberto Gil com Sandra Gadelha, e deixa o filho Francisco Gil e a neta Sol de Maria.

Como intérprete, ela gravou quatro álbuns de estúdio - o último - Todas as Cores -, foi lançado em 2017 -, e dois CDs e DVDs ao vivo. Um dos pontos altos de sua carreira foi a criação do Bloco da Preta, bloco de carnaval de rua do RJ, que chegou a reunir cerca de 500 mil pessoas. Ela também era sócia da empresa Mynd, uma das principais agências de marketing digital do Brasil.

HOMENAGENS

 A apresentadora e chef  Bela Gil publicou uma foto de infância no colo da irmã Preta com a frase: "Minha maior grande perda. Minha eterna inspiração e alegria". A atriz Carolina Dieckman, que viajou aos EUA para passar os últimos dias ao lado da amiga, escreveu em seu Instagram: "Te fazer carinho - incessantemente - esses últimos 4 dias, estar tão perto, com vc... foi o maior presente do mundo. Descansa, meu amor. Como vc lutou... Vai ser muito difícil, mas é uma benção o tempo que tivemos... e nosso amor é muito maior. Vou morrer de saudade; mas vou viver com você aqui dentro!!!".

O apresentador Luciano Huck também lembrou os esforços de Preta em busca da cura: "Minha amiga se foi. Lutava com bravura, enfrentando a dor com coragem e sorrisos. A Preta foi a Preta até o fim. Forte, generosa, luminosa. Agora descansou. Ainda não consigo acreditar. Talvez nem queira. Entre tantos talentos que ela tinha, o de ser amiga dos amigos era dos mais raros e preciosos. Por isso, era tão amada. Por isso era tão dela. E não por acaso, partiu justamente no Dia do Amigo."

A atriz Zezé Motta enviou mensagens de solidariedade à família Gil, assim como autoridades. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou, ainda na noite de domingo (20): "Estou profundamente triste em saber que Preta Gil nos deixou nesta noite de domingo". A ministra da Cultura, Margareth Menezes, lembrou que conheceu Preta ainda na adolescência e viu a cantora se transformar "em uma das artistas de personalidade mais amada, inspiradora, mais autêntica do nosso País. "Seu jeito livre de falar e enfrentar a vida, as alegrias e também as dores, sem pudores, sem papa na língua. Você vai deixar muitas saudades, mas também muitas belezas. À família Gil, todo meu amor e solidariedade".

ÚLTIMOS MOMENTOS

Ju de Paulla, amiga que estava com Preta nos EUA, contou sobre os últimos momentos. "Eu estava lá de mão dada com você. Nos últimos 3 dias, eu vi sua luta sobre-humana. A sua última palavra foi perguntando onde eu estava, eu voltei, falei que tinha ido passar seu perfume pra ir pro Brasil e te esperava lá, porque você ia no outro voo, mas sairíamos na mesma hora. Você piscou pra mim, falei que te esperava pra gente comemorar meu aniversário, que você escolheu o tema".

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), decretou luto oficial de três dias no estado em razão da morte da cantora Preta Gil. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado. "Símbolo de representatividade na cultura brasileira, a voz da artista ecoou em causas sociais importantes, sempre com autenticidade, deixando um legado de alegria", diz nota oficial divulgada pelo governo. Para Castro, ela foi exemplo de força e dignidade.

FONTE/CRÉDITOS: Jcnet
Comentários:

Veja também