Pirajuí Rádio Clube FM

Regional

Golpe em Bauru usa nome do Sistema Regularize do Governo Federal

Tentativa de golpe em celular da equipe do JCNET

Golpe em Bauru usa nome do Sistema Regularize do Governo Federal
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Circula no WhatsApp de moradores de Bauru e região uma tentativa de golpe cuja mensagem traz um alerta falso de pendências ativas registradas na Dívida Ativa da União. No texto, para dar caráter de legalidade, o golpista apresenta um layout com identidade visual idêntica à usada pelo Governo Federal, informa o CPF para que a vítima caia na fraude e usa o nome do Sistema Regularize. E mais: para criar medo na pessoa que recebe a mensagem, o texto traz a ameaça de que se trata da última notificação antes da execução judicial e também de que a vítima pode ter bloqueio de contas bancárias, protesto em cartório e negativação do CPF.

A reportagem do JCNET também recebeu esse conteúdo pelo celular. O objetivo do golpista é induzir a vítima a clicar em um link, acessar um navegador falso e depois ser direcionada a pagar valores indevidos “com 65% de desconto”.

O que diz a Fazenda

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) não reconhece os endereços enviados pelos golpistas. O órgão afirma que não entra em contato por WhatsApp ou Telegram. Além disso, o acesso de pessoas físicas ao Portal Regularize é feito somente por meio de login e senha do gov.br, garantindo mais segurança ao processo. A procuradoria também não solicita o CPF do contribuinte como forma de acesso ao portal.

FONTE/CRÉDITOS: Jcnet (Por Bruno Freitas)
Comentários:

Veja também