Pirajuí Rádio Clube FM

Regional

Família de doador autoriza e HC faz captação de múltiplos órgãos

Captação reuniu as especialidades médicas do HCFMB e equipe do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (InCor)

Família de doador autoriza e HC faz captação de múltiplos órgãos
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Botucatu - A Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) realizou recentemente captação de múltiplos órgãos de um único doador. Foram captados o coração, os pulmões, o fígado, os rins e as córneas, órgãos vitais que beneficiaram pacientes em situação crítica, reforçando o impacto transformador da doação de órgãos.

Esta foi a primeira captação pulmonar após o recente credenciamento da unidade no Ministério da Saúde para realização de transplante desse órgão. O fígado foi o único órgão que permaneceu no HCFMB para ser implantado.

A captação reuniu as especialidades médicas do HCFMB e equipe do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (InCor). A ação foi possível graças à generosidade da família do doador, que autorizou o procedimento.

Seja um doador

Para ser doador de órgãos, a pessoa deve manifestar seu desejo à família e pessoas mais próximas. De um doador, é possível obter vários órgãos e tecidos para a realização do transplante. Podem ser doados rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas, intestino, córneas, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões.

Com isso, inúmeras pessoas podem ser beneficiadas com órgãos e tecidos de um mesmo doador. Na maioria das vezes, o transplante pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para quem aguarda a doação. Para um transplante, só importa a compatibilidade entre doador e receptor.

FONTE/CRÉDITOS: Jcnet
Comentários:

Veja também