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Entenda as regras para viajar de avião com animais de serviço

Nesse grupo entram os cães-guias para cegos, cães-ouvintes para surdos ou cães-de-alerta para diabéticos, por exemplo.

Entenda as regras para viajar de avião com animais de serviço
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Pode ser estressante organizar uma viagem, especialmente se o passageiro precisa de um animal de assistência. E casos como o do cão de serviço Teddy, que acompanhava uma criança no espectro autista e conseguiu embarcar na última sexta-feira (30) após ficar mais de mês preso no Brasil, podem gerar preocupações para quem tiver essa necessidade.

Animais de serviço são aqueles treinados para auxiliar uma pessoa com deficiência. Nesse grupo entram os cães-guias para cegos, cães-ouvintes para surdos ou cães-de-alerta para diabéticos, por exemplo.

Já os animais de suporte emocional não recebem um treinamento especializado, mas proporcionam acolhimento e apoio emocional aos seus tutores. Por isso são considerados diferentes dos animais de serviço.

O transporte dos animais de serviço é regulamentado, conforme a Resolução nº 280 da Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil. Mesmo assim, as três principais companhias aéreas brasileiras, Gol, Azul e Latam, possuem uma série de regras determinadas por cada companhia. Conheça as recomendações de cada uma delas:

Azul

A companhia oferece o transporte de animais de serviço na cabine de forma gratuita. É preciso sinalizar no momento da compra da passagem o campo "assistência especial". O cachorro não pode ter menos de quatro meses de vida, precisa estar com a sua documentação atualizada e com comprovação da vacinação múltipla e antirrábica assinada pelo médico veterinário.

No dia da viagem, o passageiro precisa estar com a carteira de identificação, que contém nome do passageiro e do cão, nome do centro de treinamento ou do instrutor autônomo, CNPJ do centro ou da empresa responsável pelo treinamento, ou o CPF do treinador autônomo e da foto e do animal. E o cão precisa estar de coleira com a plaqueta de identificação.

Além disso, não é permitido fazer o check-in online, pois os clientes devem apresentar o animal e a sua documentação no balcão do aeroporto ao fazer o check-in. Para mais informações acesse a área do site da Azul na área de assistência especial

Gol

A empresa oferece o transporte de animais de serviço gratuitamente. Em ambos os casos é preciso pedir o auxílio no momento da compra da passagem ou até 48 horas antes da viagem. No dia do voo o passageiro precisa se identificar com um dos colaboradores da Gol no aeroporto.

Em casos de viagens domésticas, é preciso levar a carteira e plaqueta de identificação contendo: nome do cliente e do cão; nome do centro de treinamento ou do instrutor autônomo e número do CNPJ do centro ou CPF do instrutor. Também será necessário ter em mãos a carteira de vacinação atualizada, com a comprovação da vacina múltipla, antirrábica e a comprovação de tratamento anti-helmíntico (contra vermes).

Para voos internacionais também é preciso estar munido da carteira de identificação, da plaqueta de identificação e da carteira de vacinação. Nesses casos, é preciso ficar atento também às leis e regulamentações do país de destino.

Para ter mais informações, acesse a área de assistência especial no site da Gol ou entre em contato no atendimento online da companhia.

Latam

A companhia aérea disponibiliza o serviço para os animais de serviço gratuitamente. Os clientes precisam enviar para a empresa aérea um formulário com a documentação solicitada, disponibilizados no site da Latam para a verificação dos documentos.

É recomendado que seja feito o pedido pelos canais de comunicação da empresa até 48 horas antes do voo. No dia da viagem é preciso se identificar no balcão da companhia no aeroporto com o formulário.

No caso dos animais de suporte emocional, a Latam disponibiliza o serviço para certas raças de cachorros e gatos, apenas em rotas de ou para México, Argentina e Colômbia. Somente é permitido comprar as poltronas que fiquem na janela (exceto as do corredor de emergência). O animal precisa ter no máximo 12 quilos e ter mais de 16 semanas.

Também é preciso preencher um formulário de requerimento, com a documentação do animal e o atestado médico. O formulário está disponível no site da Latam.

FONTE/CRÉDITOS: Jcnet
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