Advogados do influenciador Hytalo Santos e de seu marido, Israel Natan Vicente, convocaram uma entrevista coletiva na noite desta quarta-feira (20). Durante o evento, afirmaram que apresentariam provas inéditas sobre o caso. No entanto, nenhum documento foi exibido.
Hytalo e Israel foram presos na última sexta-feira (15). Segundo despacho da Justiça, a prisão preventiva -sem prazo determinado- foi decretada para evitar novos atos de destruição ou ocultação de provas, além da intimidação de testemunhas. De acordo com a Promotoria, esses atos já estariam ocorrendo desde que o influenciador tomou conhecimento da investigação.
O influenciador é investigado desde o ano passado pelo Ministério Público da Paraíba e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), sob suspeita de exploração e exposição de menores de 18 anos em conteúdos produzidos para as redes sociais. Ele nega todas as acusações.
Durante a entrevista nesta quarta, os advogados disseram apenas que possuem bilhetes aéreos que comprovariam que o casal costumava vir a São Paulo, e que pretendem apresentar essas provas na Justiça.
A defesa voltou a alegar que a prisão foi ilegal e contestou a versão da Justiça da Paraíba de que o casal teria tentado atrapalhar as investigações.
A defesa afirmou também que o casal estava em São Paulo em período de férias. Os advogados foram questionados sobre a escolha de Carapicuíba como destino, já que a cidade da Grande São Paulo não é considerada um polo turístico no estado.
O advogado Felipe Cassimiro respondeu que a região é frequentada por diversos influenciadores digitais. "É comum que as férias sejam nessa área, pois influenciadores interagem entre si. É natural residir ou passar férias aqui. Existem condomínios com vários influenciadores digitais", afirmou.
Na semana passada, a polícia afirmou que um dos indícios de que o casal planejava fugir era o fato de ao menos um deles ter ido da Paraíba para São Paulo de carro -o veículo foi apreendido. A defesa argumenta que Israel tem medo de voar, motivo pelo qual teria feito os mais de 2.700 km de carro.
A Folha de S.Paulo mencionou que a defesa reconheceu que crianças em situação de vulnerabilidade eram levadas à casa de Hytalo Santos, com a justificativa de oferecer um futuro melhor a elas. A reportagem então questionou, a partir desse fato, como a publicação de cenas de adolescentes em baladas e se beijando, além de anúncios de cirurgias plásticas, poderiam contribuir para esse futuro.
A equipe do influenciador afirmou que essa pergunta não seria respondida e que outra poderia ser feita no lugar.
Após a entrevista, a equipe de Hytalo enviou imagem de um bilhete de embarque digital para São Paulo com data de 8 de agosto, além de uma foto que mostra o influenciador no município de Igaratá, no dia 9 de agosto.
As acusações contra Hytalo ganharam destaque em 6 de agosto após a publicação de um vídeo do youtuber Felca. A gravação cita diversos casos em que crianças têm sua imagem explorada, tanto por pais quanto por outros adultos, que lucram com os vídeos publicados.
Comentários: