Pirajuí Rádio Clube FM

Política

Bolsonaro cogita acionar Casa Branca contra tarifaço, diz site

A iniciativa, segundo interlocutores ouvidos pela publicação, busca conter danos políticos.

Bolsonaro cogita acionar Casa Branca contra tarifaço, diz site
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O ex-presidente Jair Bolsonaro estuda intervir diretamente junto ao governo dos Estados Unidos para tentar reverter a sobretaxa de 50% imposta por Donald Trump a produtos brasileiros, segundo reportagem do site de notícias CNN publicada nessa quinta-feira (10).

A iniciativa, segundo interlocutores ouvidos pela publicação, busca conter os danos políticos provocados pela narrativa de que a medida seria consequência das ações de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) contra o Supremo Tribunal Federal (STF) em solo americano. A esquerda tem usado o episódio para responsabilizar a família Bolsonaro pelo tarifaço e reforçar a defesa da soberania nacional.

Aliados avaliam que uma movimentação direta de Bolsonaro poderia projetar liderança e apresentar alternativa ao governo Lula, que também articula reação pela via diplomática e cogita acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Ainda segundo a CNN, Bolsonaro acredita que Trump se incomodou com a realização da Cúpula do Brics no Brasil e enxergou a participação brasileira como um gesto de aproximação com regimes adversários dos EUA, como China e Venezuela.

A operação é considerada arriscada: caso o ex-presidente não consiga convencer Trump a recuar, poderá fortalecer ainda mais a versão de que sua família contribuiu para o agravamento da crise comercial entre os dois países.

FONTE/CRÉDITOS: Jcnet
Comentários:

Veja também