Pirajuí Rádio Clube FM

Regional

Bauru vira foco do retorno do sorotipo 4 da dengue no Estado

Retorno da circulação do sorotipo 4 ocorre em um cenário de epidemia de dengue em Bauru

Bauru vira foco do retorno do sorotipo 4 da dengue no Estado
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Bauru tornou-se o epicentro do ressurgimento do sorotipo 4 da dengue no Estado de São Paulo, com a notificação, nesta terça-feira (8), dos primeiros cinco casos autóctones da doença provocados por esta linhagem. Quatro deles foram detectados na cidade, sendo três no Parque Jaraguá e um caso na Vila Industrial, informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O quinto registro ainda está em fase de investigação.

O número de pessoas infectadas por esta variante, contudo, pode ser maior, inclusive com casos em outros municípios paulistas, visto que a identificação foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz a partir da análise de amostras coletadas em uma das 71 unidades sentinelas mantidas pelo governo do Estado. Por semana, a instituição processa de duas a cinco amostras de pacientes suspeitos de terem sido infectados.

O retorno da circulação do sorotipo 4 ocorre em um cenário de epidemia de dengue em Bauru, que contabiliza neste ano, até o momento, 5.873 casos, com a morte de um idoso de 83 anos. Há outros dois óbitos em investigação.


Casos de dengue em comparação a 2024 e 2025 visto em semana (Gráfico: JuRehder)

Com incidência de 728 casos para cada 100 mil habitantes, a cidade figura na oitava posição entre os 80 municípios brasileiros considerados prioritários para receber ajuda do Ministério da Saúde quanto ao enfrentamento à doença. A lista, divulgada pelo governo federal nesta terça, inclui localidades com mais de 100 mil habitantes com alta transmissão ou número de casos em ascensão.

Em nota, a SMS informou ter iniciado nebulização para eliminação de criadouros e busca ativa de novos casos nas regiões do Parque Jaraguá e Vila Industrial. Revelou ainda preocupação com o surgimento do sorotipo 4, visto que, além dos sorotipos 1 e 2, endêmicos, também houve confirmação da presença do sorotipo 3 em 2025.

 

 
FONTE/CRÉDITOS: Jcnet
Comentários:

Veja também