Olá! Sejam todos bem-vindos! Vamos aos assuntos?
POR QUE OS NORTE-AMERICANOS CHAMAM O FUTEBOL DE “SOCCER”?
Por mais incrível que pareça, o termo é invenção britânica. Em outubro de 1863, quando o futebol começava a se popularizar, os líderes de 12 times de clubes locais se encontraram na taverna Freemasons’, em Londres, para estabelecer um código de regras para o jogo. Assim se formou a Football Association, entidade de controle do futebol na Inglaterra. Oito anos depois, em outra reunião do grupo, foi inventada uma versão do jogo mais tolerante ao uso das mãos, batizada de Rugby Football.
Para facilitar a diferenciação entre as duas variantes, os membros da associação acabaram encurtando seus nomes. Rugby Football virou “rugger” e Football Association virou “soccer”. Quando o futebol chegou aos Estados Unidos, no início do século 20, o apelido “soccer” pegou na hora. Era a melhor forma de diferenciar o Football Association do Rubgy Football e do Futebol Americano, esporte que surgiu da mistura das duas modalidades. Na Inglaterra, o termo “soccer” caiu em desuso depois da Segunda Guerra Mundial.
QUANDO O VAR FOI INVENTADO E QUAL É O SIGNIFICADO DE SEU NOME?
Vamos chamar o VAR? Primeiro é importante dizer o que significa a sigla VAR. VAR são as iniciais de Vídeo Assistant Referee – ou, em português, árbitro assistente de vídeo.
O VAR começou a ser usado em 12 de agosto de 2016. A primeira partida com a nova tecnologia reuniu os segundos quadros de Orlando City e New York Red Bulls, pela United Soccer League, então a terceira divisão do futebol dos Estados Unidos. O New York venceu por 5 x 1 e o VAR foi utilizado duas vezes. Numa delas, o árbitro voltou atrás e corrigiu um pênalti que foi marcado incorretamente. Não havia ainda cabine do VAR. Um auxiliar ficava segurando o monitor ao lado do campo.
No Brasil, o VAR fez sua estreia no primeiro jogo da final do Campeonato Pernambucano de 2017: Sport Recife 1 x Salgueiro 1. O VAR também teve que entrar em ação. Um pênalti polêmico para o Salgueiro foi confirmado pelo VAR.
Por hoje é só, amigos e amigas! Até a próxima!
Comentários: