Agora

Cumpadre Lima

05:00 - 07:00

Notícia

ViaRondon começa a cobrar eixos suspensos de veículos carregados nesta segunda

Veículos que transitam com eixos suspensos ou documento fiscal aberto passarão a ser cobrados nas praças de pedágio entre Avaí e Castilho
ViaRondon começa a cobrar eixos suspensos de veículos carregados nesta segunda

ViaRondon/Divulgação

Para fazer a cobrança, a concessionária fará a conferência de cargas pela placa do veículo, por meio do uso das câmeras localizadas nas praças de pedágio
 

A ViaRondon passa a cobrar, a partir desta segunda (8), tarifa pela totalidade dos eixos, suspensos ou não, de todos os veículos comerciais que passarem carregados pelas oito praças de pedágio ao longo do trecho administrado pela concessionária, localizadas em Avaí (km 367+767), Pirajuí (km 400+833), Promissão (km 455+714), Glicério (km 497+912), Rubiácea (km 562+008), Lavínia (km 590+482), Guaraçaí (km 621+270) e Castilho (km 655+485).

A cobrança do eixo suspenso está amparada na Lei Federal 13.103/2015 e na resolução conjunta SPI/SEMIL 001, de 4/9/2023, que estabelece os requisitos para que sejam considerados vazios veículos de transporte de cargas que circularem nas vias terrestres estaduais.

Para fazer a cobrança, a concessionária fará a conferência de cargas pela placa do veículo, por meio do uso das câmeras localizadas nas praças de pedágio. O sistema, integrado à plataforma da Secretaria da Fazenda Estadual, identificará se há um Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) aberto.

Em caso de um MDF-e aberto, a cobrança será aplicada com base no número total de eixos do veículo, independentemente se houver eixos suspensos. Conforme determina a legislação, somente veículos vazios, e sem MDF-e aberto, estarão isentos da cobrança da tarifa sobre eixos que não tocarem o solo.

O gerente de Operações da ViaRondon, Lucas Fernandes, explica que a verificação do manifesto é realizada de forma automática, com uso de câmeras inteligentes que fazem a leitura das placas veiculares, e ressalta a importância dos transportadores realizarem a baixa no MDF-e após a conclusão do transporte de carga para evitar cobranças indevidas. Informações podem ser obtidas via Whatsapp (14) 99874-9424 ou pelo telefone 0800 72 99 300.

Fonte(s): Jcnet

Comentários

Últimas notícias

08 Mai
Estradas
Polícia apura se máquinas de pelúcia são programadas para 'errar'

Há indícios de que dispositivos são programados para liberar prêmio somente após determinado número de jogadas

08 Mai
Estradas
Inscrições para concurso da PM terminam nesta quarta-feira

São oferecidas 2,7 mil vagas para soldado

08 Mai
Estradas
TSE determina efetuação do juiz eleitoral de garantias em 60 dias

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estabeleceu nesta terça-feira (7) um prazo de 60 dias para que os tribunais regionais eleitorais

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.