Notícia

Saiba o que fazer em caso de tempestade e descarga elétrica

Em caso de tempestades, a orientação da Defesa Civil é se abrigar em edificações ou veículos e, ao dirigir, evitar passar e estacionar perto
Saiba o que fazer em caso de tempestade e descarga elétrica

Pixabay

Defesa Civil recomenda atenção com cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes, escadas e outras estruturas que não pareçam seguras
 

A chuva registrada em São Paulo na tarde de terça-feira (9) causou a morte de um homem de 62 anos, que teve o veículo atingido por um fio de alta tensão energizado que se rompeu com a queda de uma árvore. Ele recebeu uma descarga elétrica ao descer do veículo, na Vila Clementino, na zona sul.

Em caso de tempestades e vendavais, a orientação da Defesa Civil paulista é se abrigar em edificações ou veículos e, ao dirigir, evitar passar e estacionar perto de "cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes, escadas e outras estruturas que não pareçam seguras".

Em caso de rompimento de cabos, não se deve sair do veículo. A esposa da vítima, por exemplo, permaneceu dentro do carro e foi resgatada sem grandes complicações.

 

"A orientação é ficar dentro do carro porque a cabine é isolada com materiais que não conduzem eletricidade, com espumas e borrachas na lataria. Mesmo se [o fio] encostar na lataria pelo lado de dentro, a pessoa está suspensa no carro, não está fechando um circuito com os pés no chão. Se não fecha esse circuito, a eletricidade não passa por ela", explica Marlon Faria, professor do Instituto de Física da USP.

Nesse caso, o contato do carro com o chão ocorre por meio dos pneus, que isolam o carro. Assim, o veículo acaba funcionando como uma cápsula protetora que isola os ocupantes da corrente elétrica do exterior.

"A eletricidade vai percorrer o caminho mais fácil. A borracha é um péssimo condutor de eletricidade. Se a pessoa toca na lataria do carro na hora de abrir a porta, por exemplo, e toca com os pés no chão, ela fecha um circuito e a eletricidade percorre o corpo dela", afirma.

 

Além de permanecer no veículo, é preciso acionar e aguardar socorro especializado, como dos bombeiros.

Fonte(s): Jcnet

Comentários

Últimas notícias

26 Abr
Geral
Pongaí: homem é preso com 300 kg de drogas

O homem, que não teve nome divulgado, foi preso em flagrante por tráfico de drogas

26 Abr
Geral
Inflação medida pelo IPCA-15 desacelera a 0,21% e fica abaixo das projeções em abril

Analistas consultados pela agência Bloomberg projetavam variação de 0,29% em abril

26 Abr
Geral
Padrasto e mãe amarram pênis de menino para punir xixi na cama e são presos

O padrasto, pastor de 43 anos de uma igreja evangélica local, amarrou o órgão genital da criança com barbante durante três dias, resultando

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.