Agora

Milicia da Imaculada

00:00 - 07:00

Notícia

Quais são os cuidados com as doenças incuráveis em pets; veterinária explica

O acompanhamento veterinário regular é muito importante para identificar precocemente essas enfermidades
Quais são os cuidados com as doenças incuráveis em pets; veterinária explica

Freepik

Os tratamentos especializados mantêm a qualidade de vida do pet
 

Em meio às preocupações dos tutores de animais de estimação, surgem questões sobre doenças incuráveis que afetam os pets. Apesar da falta de cura definitiva para algumas condições, a manutenção e controle delas desempenham um papel vital na vida dos animais.

Julia Flórios, médica veterinária de pequenos animais, explica que doenças renais, como a insuficiência renal, e cardíacas, como a insuficiência cardíaca congestiva, junto com condições endocrinológicas e metabólicas, como o hiperadrenocorticismo, estão entre as enfermidades crônicas que desafiam a cura. "Os sintomas associados a essas doenças variam amplamente, desde tosse persistente e dificuldade respiratória em pacientes cardíacos até alterações urinárias e perda de apetite em casos renais. As condições metabólicas, por sua vez, podem se manifestar por meio de dermatites persistentes".

Embora não haja uma cura para essas doenças, a qualidade de vida dos animais pode ser significativamente melhorada por meio de cuidados especializados. O acompanhamento veterinário regular é muito importante para identificar precocemente essas enfermidades, possibilitando o início precoce do tratamento. Além disso, uma dieta balanceada e adequada desempenha um papel essencial na saúde a longo prazo dos animais afetados.

 

Enfrentar o diagnóstico de uma doença incurável em um animal de estimação pode ser emocionalmente desafiador para os tutores. Júlia aconselha uma abordagem colaborativa entre o tutor e o profissional de saúde animal, focando no bem-estar do pet. "A promoção do conforto e qualidade de vida é uma prioridade, mesmo quando o prognóstico é limitado".

Em circunstâncias difíceis, como quando o animal não apresenta mais qualidade de vida e está em sofrimento, a eutanásia pode ser uma decisão compassiva. Veterinários discutem abertamente com os tutores sobre o estado do animal, ajudando-os a compreender o momento adequado para esse procedimento delicado.

No estágio final de uma doença incurável, a presença e orientação de um médico-veterinário de confiança são cruciais. Somente um profissional experiente pode oferecer a assistência necessária para garantir o conforto do animal e o apoio emocional aos tutores.

 

Diante de desafios tão sensíveis, a jornada de cuidar de um animal de estimação afetado por uma doença crônica exige não apenas conhecimento médico, mas também compaixão e apoio contínuo para proporcionar o melhor conforto e qualidade de vida ao pet e à família que o acolhe.

Fonte(s): Jcnet

Comentários

Últimas notícias

26 Abr
Geral
Pongaí: homem é preso com 300 kg de drogas

O homem, que não teve nome divulgado, foi preso em flagrante por tráfico de drogas

26 Abr
Geral
Inflação medida pelo IPCA-15 desacelera a 0,21% e fica abaixo das projeções em abril

Analistas consultados pela agência Bloomberg projetavam variação de 0,29% em abril

26 Abr
Geral
Padrasto e mãe amarram pênis de menino para punir xixi na cama e são presos

O padrasto, pastor de 43 anos de uma igreja evangélica local, amarrou o órgão genital da criança com barbante durante três dias, resultando

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.