Agora

A Voz do Brasil

19:00 - 20:00

Notícia

Operação policial prende 25 pessoas na cracolândia em São Paulo

Além disso, 985 frequentadores do fluxo, como é chamada a aglomeração de pessoas para uso de entorpecentes a céu aberto
Operação policial prende 25 pessoas na cracolândia em São Paulo

Divulgação/SSP

A operação tinha o objetivo de localizar criminosos foragidos e combater o tráfico de drogas, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública

Uma operação conjunta da Polícia Civil, Polícia Militar e GCM (Guarda Civil Metropolitana) resultou na prisão de 25 pessoas na cracolândia, região central de São Paulo, na noite de quinta-feira (1º). Além disso, 985 frequentadores do fluxo, como é chamada a aglomeração de pessoas para uso de entorpecentes a céu aberto, foram identificados.

A operação tinha o objetivo de localizar criminosos foragidos e combater o tráfico de drogas, de acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública).

Durante a ação, 24 pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas, associação criminosa e receptação. Entre eles, três já haviam sido presos em agosto do ano passado, em outra fase da operação, segundo a pasta.

Além dos flagrantes, a polícia prendeu uma mulher que era procurada da Justiça por tráfico de entorpecentes.

As 985 pessoas identificadas no fluxo serão submetidas ao processo de identificação biométrica.

De acordo com a SSP, em oito fases da operação realizada em 2023, mais de cem criminosos foram presos em flagrante.

Bonificação a policiais
A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) vai oferecer a partir deste mês um curso para policiais que trabalham na região central de São Paulo com o objetivo de melhorar as abordagens na região da cracolândia. Os policiais que fizerem a especialização terão uma bonificação de R$ 1.200 por mês, durante um ano.

O curso servirá, por exemplo, para que os agentes consigam identificar usuários de drogas e pessoas em situação de rua e possam direcioná-los a serviços públicos de saúde e assistência social. A especialização será ofertada a policiais militares, civis e técnico-científicos que estiverem lotados em unidades no centro.

As aulas do curso, que já foram gravadas, incluem orientações de médicos e assistentes sociais para o atendimento da população. Segundo o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, há a expectativa de que o médico Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e outras Drogas, dê ao menos uma aula para explicar os efeitos da droga no corpo, por exemplo.

"Quando o policial vai prender um criminoso naquelas cenas abertas de uso, ele vai se deparar com pessoas que são dependentes químicos, que são moradores de rua. E aí [no curso] ele recebe a informação: qual é o melhor tratamento para direcionar para outro setor fazer o trabalho, como assistência social e eventualmente saúde", disse Derrite nesta quinta-feira (1º).

"São coisas que, às vezes, o policial teve uma instrução há 15, 20 anos. Então a gente vai, de maneira geral, especializar cada vez mais o policial que atua numa região extremamente complexa", completou

Todos os policiais que se cadastrarem no curso devem ser obrigados a cumprir toda a carga horária, segundo o secretário. O programa será financiado com recursos do Fundo de Incentivo à Segurança Pública, que é administrado pela Secretaria da Segurança Pública.

Fonte(s): Jcnet

Comentários

Últimas notícias

08 Mai
Cotidiano
Polícia apura se máquinas de pelúcia são programadas para 'errar'

Há indícios de que dispositivos são programados para liberar prêmio somente após determinado número de jogadas

08 Mai
Cotidiano
Inscrições para concurso da PM terminam nesta quarta-feira

São oferecidas 2,7 mil vagas para soldado

08 Mai
Cotidiano
TSE determina efetuação do juiz eleitoral de garantias em 60 dias

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estabeleceu nesta terça-feira (7) um prazo de 60 dias para que os tribunais regionais eleitorais

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.