Agora

Maria Lucia

07:00 - 08:00

Notícia

Nicolás Maduro anuncia fechamento de Embaixada da Venezuela no Equador

O anúncio foi feito durante a reunião virtual da Celac; decisão ocorreu após o Equador invadir o consulado mexicano em Quito, semana passada
Nicolás Maduro anuncia fechamento de Embaixada da Venezuela no Equador

Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ainda determinou o fechamento imediato do consulado em Guayaquil e o retorno imediato do pessoal diplomático
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ainda determinou o fechamento imediato do consulado em Guayaquil e o retorno imediato do pessoal diplomático
 

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira (16) fechamento de sedes diplomáticas do País no Equador em sinal de apoio ao México. O anúncio foi feito durante a reunião virtual da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). A decisão ocorreu após o Equador invadir o consulado mexicano em Quito, na semana passada.

"Ordenei o fechamento da nossa Embaixada no Equador, o fechamento do consulado em Quito, o fechamento imediato do consulado em Guayaquil e o retorno imediato do pessoal diplomático à Venezuela", disse Nicolás Maduro durante anúncio.

O conflito que escalou para a ruptura de relações diplomáticas começou com um comentário do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador. Foi quando ele falou sobre a violência política no Equador e a suposta manipulação da mídia nas últimas eleições presidenciais.

 

Na ocasião, Obrador afirmou que nas eleições passadas, o assassinato do centrista Fernando Villavicencio em agosto fez a intenção de voto da esquerdista Luisa González, que liderava as pesquisas, cair.

O Equador respondeu expulsando a embaixadora Raquel Serur, e o México aumentou a tensão ao conceder asilo ao ex-vice-presidente Jorge Glas (2013-2017), que estava sob uma ordem de prisão por suposto peculato.

Quito acusa o México de intervir em seus "assuntos internos" ao conceder a Glas um asilo "ilícito". Além disso, considerou as declarações de López Obrador "muito infelizes", ao colocar "em dúvida a legitimidade das eleições de 2023", "banalizando o assassinato" de Villavicencio, disse no sábado a chanceler Gabriela Sommerfeld.

Fonte(s): Jcnet

Comentários

Últimas notícias

08 Mai
Exterior
Polícia apura se máquinas de pelúcia são programadas para 'errar'

Há indícios de que dispositivos são programados para liberar prêmio somente após determinado número de jogadas

08 Mai
Exterior
Inscrições para concurso da PM terminam nesta quarta-feira

São oferecidas 2,7 mil vagas para soldado

08 Mai
Exterior
TSE determina efetuação do juiz eleitoral de garantias em 60 dias

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estabeleceu nesta terça-feira (7) um prazo de 60 dias para que os tribunais regionais eleitorais

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.