Notícia

Lula recebe Lira após críticas de deputado sobre relação do governo com Congresso

Segundo auxiliares, o petista fazia questão de se encontrar com Lira antes do feriado para que a reunião não ficasse para depois do Carnaval
Lula recebe Lira após críticas de deputado sobre relação do governo com Congresso

Arquivo/Agência Brasil

Lula convidou Lira para um café da manhã, no Palácio do Alvorada, para aparar rusgas
Lula convidou Lira para um café da manhã, no Palácio do Alvorada, para aparar rusgas

O presidente Lula (PT) conversa com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), nesta sexta-feira (9), em meio às duras críticas do deputado à articulação política do governo. Lula convidou Lira para um café da manhã no Palácio da Alvorada. Segundo auxiliares, o petista fazia questão de se encontrar com Lira antes do feriado para que a reunião não ficasse para depois do Carnaval.

 

Desde o fim do ano passado, Lira tem feito duras críticas ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, mas elevou o tom das queixas nos últimos dias. O parlamentar culpa Padilha por descumprir acordos, sendo o principal deles a liberação das verbas de emendas parlamentares negociadas com os deputados - principalmente recursos do Ministério da Saúde.

 

Durante a abertura do ano legislativo, na segunda-feira (5), Lira expôs ainda mais o mal-estar. Já na chegada, o deputado acompanhou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, no acesso ao plenário da Câmara, e deixou Padilha para trás. Lira conversou animadamente com Costa ao longo da cerimônia, chegando a cochichar no ouvido do chefe da Casa Civil, enquanto Padilha estava sentado à ponta da mesa.

 

O ministro das Relações Institucionais também não foi convidado a posar para a foto oficial de entrega da mensagem de Lula aos presidentes da Câmara e Senado, ficando de fora da cena. Ao final do evento, Lira levantou-se sem se despedir do ministro responsável pela articulação política do governo. Coube a Padilha ir ao encontro do presidente da Câmara e tocar no braço de Lira para cumprimentá-lo. Lira se desvencilhou rapidamente, sendo seguido por Padilha até a saída do plenário, por uma lateral, enquanto Costa era parabenizado por parlamentares.

 

Durante a solenidade, Lira também teceu críticas a medidas do governo que foram rejeitadas pelo Congresso no ano passado. Ele citou a reoneração de 17 setores da economia e o Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos).

Fonte(s): Jcnet

Comentários

Últimas notícias

15 Mai
Política
Imposto de Renda tem recorde de declarações pré-preenchidas

Segundo os dados da Receita, 24,9 milhões de contribuintes entregaram a declaração até as 16h desta terça-feira

15 Mai
Política
Petrobras derrete na Bolsa de NY após demissão de Prates

Para o posto de Prates, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou a engenheira Magda Chambriard

15 Mai
Política
Morre Alice Munro, Nobel de Literatura, aos 92 anos

Munro foi a primeira autora mulher do Canadá a receber o Nobel de Literatura, tendo sido agraciada também com o prêmio Booker Internacional

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.