Agora

Cumpadre Lima

05:00 - 07:00

Notícia

Litoral de SP e RJ devem ter grandes volumes de chuva a partir desta quinta (21)

Até domingo (24), a região de Ubatuba, no litoral norte paulista, poderá receber cerca de 180 mm de chuva, aponta previsão da Climatempo
Litoral de SP e RJ devem ter grandes volumes de chuva a partir desta quinta (21)

Arquivo/Agência Brasil

Mar pode ficar bem agitado no Rio de Janeiro
Mar pode ficar bem agitado no Rio de Janeiro
 

O litoral de São Paulo e praticamente todo o estado do Rio de Janeiro deverão ter chuvas e ventos fortes a partir desta quinta-feira (21), por causa da passagem de uma frente fria, que se deslocará do Rio Grande do Sul. Até domingo (24), a região de Ubatuba, no litoral norte paulista, poderá receber cerca de 180 mm de chuva, aponta previsão da Climatempo. No Rio de Janeiro, o alerta da agência prevê acumulados com mais de 300 mm de chuva.

Ilha Comprida, no litoral sul paulista, poderá ter ventos de até 85 km/h por causa da passagem da frente fria, conforme alerta feito pela Marinha nesta terça-feira (19). "Esse sistema chega ao Brasil com forte intensidade, devendo causar acentuada queda da temperatura e grande intensidade de ventos marítimos, que vão concentrar muita umidade entre as encostas da serra do Mar e do litoral, reforçando as nuvens de chuva", afirma a meteorologista Josélia Pegorin, da Climatempo.

Essa a primeira frente fria do outono - iniciado na madrugada desta quarta-feira (20) -, e que irá quebrar o bloqueio da forte alta pressão atmosférica que gerou a onda de calor dos últimos dias no Brasil. Ela é prevista para chegar nesta quarta ao Rio Grande do Sul, onde algumas regiões do estado já têm sofrido com a instabilidade nos últimos dias --em Santa Rosa, choveu 81,6 mm em apenas 24 horas, de acordo com boletim divulgado na tarde desta terça (19).

 

Em São Paulo, esta frente fria desloca-se rapidamente e já atinge o estado na quinta. De acordo com a meteorologista Pegorin, fortes pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite no litoral norte paulista, com risco de raios e de intensas rajadas de vento, que podem chegar aos 80 km/h - a Climatempo prevê cerca de 50 mm de chuva para a quinta-feira na região de Ubatuba.

Próximo dali, a Costa Verde do Rio de Janeiro, onde fica Paraty e Angra dos Reis, tem potencial para temporais. O mesmo é previsto na quinta para a região de Resende e Volta Redonda, e na Grande Rio.

Na sexta-feira (22), a frente fria avança atingindo todo o Rio de Janeiro e ainda causará instabilidade no litoral norte paulista. A previsão é que Ubatuba e seu entorno tenham até 100 mm de acumulado de chuva apenas na sexta-feira. "Representa quase metade da média normal para março", afirma Pegorin.

 

Segundo a meteorologista da Climatempo, dados mais recentes do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostram que a média de chuva em março naquela região varia de 220 mm a 260 mm.

No sábado (23), a o tempo permanece instável, com predomínio de céu nublado e chuva menos volumosa, mas frequente durante quase todo o dia.

A combinação da chuva, céu nublado e ventos frios marítimos, poderão deixar a temperatura amena --de acordo com o Inmet, os termômetros devem marcar, no máximo, 23ºC em São Sebastião, também no litoral norte de SP, no sábado.

 

Na Baixada Santista, a previsão também é de fim de semana chuvoso, com temperatura máxima de 25ºC. A Climatempo chama de excepcional a chuva esperada para sexta e sábado no Rio de Janeiro. "Nestes dois dias, a chuva será frequente e terá períodos intensos, com taxas horárias muito elevadas", diz.

Fonte(s): Jcnet

Comentários

Últimas notícias

08 Mai
Clima
Polícia apura se máquinas de pelúcia são programadas para 'errar'

Há indícios de que dispositivos são programados para liberar prêmio somente após determinado número de jogadas

08 Mai
Clima
Inscrições para concurso da PM terminam nesta quarta-feira

São oferecidas 2,7 mil vagas para soldado

08 Mai
Clima
TSE determina efetuação do juiz eleitoral de garantias em 60 dias

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estabeleceu nesta terça-feira (7) um prazo de 60 dias para que os tribunais regionais eleitorais

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.