Agora

José Antonio

14:00 - 16:00

Notícia

Família de jovem e cadeirante agredidos por PMs em Piracicaba diz viver com medo

De acordo com o advogado José Oscar Silveira Junior, que representa o jovem
Família de jovem e cadeirante agredidos por PMs em Piracicaba diz viver com medo

Reprodução

A cena da agressão foi gravada por uma familiar da vítima em Piracicaba
A cena da agressão foi gravada por uma familiar da vítima em Piracicaba
 

A família do jovem agredido por policiais militares em Piracicaba no começo de abril, diz que vive com medo após o episódio, quando tiveram a casa invadida pelos agentes da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas). Na ocasião, o pai dele, cadeirante, também foi agredido ao tentar intervir e chegou a ser atingido por um armário jogado por um dos PMs.

De acordo com o advogado José Oscar Silveira Junior, que representa o jovem, naquela mesma semana a namorada dele foi abordada por dois policiais ao sair de casa. Os agentes teriam ficado por cerca de uma hora em uma viatura em frente à casa dela.

De dentro do carro, os PMs teriam perguntado o que ela estava olhando e a teriam xingado de "marmita de bandido". A mulher mora no Jaraguá, bairro de Piracicaba próximo do Cantagalo, onde ocorreu a agressão.

O advogado diz que a família está com medo de registrar uma nova ocorrência. Procurada, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) afirmou que o inquérito policial sobre o caso foi encaminhado à Justiça Militar. E disse que a Corregedoria da Polícia Militar está à disposição para receber denúncias sobre conduta para que os fatos sejam devidamente investigados.

 

Segundo o pai do jovem, a família está com a vida parada, e o filho, que é servente de pedreiro, tem receio de voltar a circular e ainda não voltou a trabalhar. O caso aconteceu em 1º de abril e foi registrado como desacato. Na tarde daquela segunda-feira, segundo o boletim de ocorrência, policiais disseram que estavam em patrulhamento na região quando notaram uma motocicleta com placa sem lacre e decidiram abordar o condutor, que é amigo do morador agredido.

O morador teria, ainda segundo os PMs, se aproximado e desobedecido a ordem para se manter afastado, xingado os policiais e tentado dar um soco em um deles. Os agentes então usaram a arma de choque no tórax e no braço do jovem, antes que ele corresse para dentro de casa.

A versão do agredido, no entanto, é diferente. Disse que estava na frente de casa bebendo com o amigo, quando o colega saiu para buscar dinheiro para comprar mais bebida. Ao voltar, foi abordado pelos PMs. O morador teria ido ao encontro do amigo para saber o que estava acontecendo. Segundo seu relato, os policiais ordenaram que ele se retirasse, mas ele questionou a ordem dizendo que estava em local público.

 

Parte da ocorrência foi filmada, e as imagens mostram o jovem sentado na calçada recebendo golpes de cassetete e choques. Ele se levanta e entra em casa, e ao menos três PMs invadem a residência. Os policiais entraram na casa sem mandado judicial, sem flagrante e sem permissão, segundo o advogado que representa o jovem.

A Ouvidoria das polícias de São Paulo instaurou um procedimento para investigar o caso e contatou a família das vítimas.

Fonte(s): Jcnet

Comentários

Últimas notícias

09 Mai
Regiões
Papa Francisco envia 100 mil euros para ajudar Rio Grande do Sul

Segundo o arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spaengler, o montante será usado 'para ajudar no que for possível'

09 Mai
Regiões
Anvisa suspende lotes de detergente Ypê por risco de contaminação

Agência informou que foi identificado desvio durante monitoramento da produção; segundo a fabricante

09 Mai
Regiões
Caminhão dos Correios com doações para o RS tomba

O motorista sofreu ferimentos leves, mas está bem; equipes trabalharam durante a noite para recolher as doações, que já seguiram para o Sul

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.