Agora

Marcia Ferreira

17:00 - 18:00

Notícia

Evento da GPB em Pirajuí aponta os desafios da pecuária no Brasil

Iniciativa partiu do presidente da associação, Oswaldo Furlan Júnior, em conjunto com associados e produtores do ramo
Evento da GPB em Pirajuí aponta os desafios da pecuária no Brasil

André Fleury Moraes

Da esq. à dir.: Edson Fernandes, Augusto Nunes, Evaristo Miranda, Lucas Bove, Ricardo Salles, Pedro Lupion e Oswaldo Furlan Júnior
Da esq. à dir.: Edson Fernandes, Augusto Nunes, Evaristo Miranda, Lucas Bove, Ricardo Salles, Pedro Lupion e Oswaldo Furlan Júnior
 

Pirajuí - Evento idealizado pela associação Grupo Pecuária Brasil (GPB), o 2.º Encontro da Pecuária, realizado neste sábado (9), reuniu mais de 400 pecuaristas de várias regiões do país na Fazenda do Engenho, em Pirajuí. A iniciativa partiu do presidente da GPB, Oswaldo Furlan Júnior, em conjunto com associados e produtores. "É um evento de alto nível e voltado para quem busca informação de qualidade", afirmou Furlan.

Os primeiros a falar foram Roberto Barcellos, Marco Tulio Duarte Soares, Pompilho Roseli e Valéria Guimarães. Coube a Renata Branco a mediação.

Engenheiro agrônomo, Barcellos ressaltou a importância da sustentabilidade para a agropecuária. "Somos talvez o único país que reúne condições necessárias para otimizar a produção. Isto é: produzir mais no mesmo espaço", defendeu.

O tema também foi abordado por Pompilho Roseli, empresário do ramo pecuário. "Não sei o custo [de ser sustentável], mas sei dos ganhos. Quem não pratica sustentabilidade não tem retorno, não tem resultado", citou.

Marco Túlio Soares trabalha no ramo há 30 anos e se especializou em melhoramento genético. Proprietário de uma fazenda no Sul do estado de Mato Grosso, ele celebrou resultados recentes que obteve. "Conseguimos melhorar o nelore. Deixar a carne melhor", comemorou.

A segunda roda de conversa reuniu importantes nomes da categoria para discutir a conjuntura político-econômica da agropecuária e perspectivas a curto e longo prazo. Participaram do debate, mediado pelo jornalista Augusto Nunes, o deputado estadual Lucas Bove (PL), deputados federais Pedro Lupion (PP) e Ricardo Salles (PL), o pesquisador da Embrapa Evaristo Miranda e o secretário executivo de Agricultura do governo estadual, Edson Alves Fernandes.

Evaristo lembrou das diferenças conferidas à categoria no Brasil na comparação com outros países. "Aqui a gente reduziu em 90% a exportação de gado em pé. Na Europa, isso não aconteceu", criticou.

Lupion, líder da bancada ruralista na Câmara dos Deputados, criticou a política do governo federal para o agronegócio e lamentou o resultado negativo registrado no início do ano com a quebra de safra em virtude da seca. "Alertamos o governo sobre isso no ano passado, pedimos apoio, mas infelizmente não obtivemos resposta", disse.

Salles também contestou a política federal sobre o meio ambiente. "A Frente Parlamentar da Agropecuária, da qual faço parte, tem conseguido barrar projetos ruins do atual governo", lembrou.

Fonte(s): Jcnet

Comentários

Últimas notícias

03 Mai
Pirajui
Sobe para 31 número de mortos em temporais do Rio Grande do Sul

De acordo com a Defesa Civil estadual, 235 municípios foram afetados pela chuva; há 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 estão desalojad

03 Mai
Pirajui
Lula recebe convite, mas governo vê com ceticismo reunião sobre Ucrânia na Suíça

Para tentar convencer o Brasil a participar, os suíços têm argumentado que a cúpula foi convocada a pedido da Ucrânia, mas que a presidência

03 Mai
Pirajui
Boulos defende Lula após propaganda antecipada e diz que Nunes é quem usa a máquina

Boulos disse que o prefeito de São Paulo, que almeja a reeleição, 'fala mal' dele e o ataca em inaugurações, utilizando eventos públicos, co

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.