Notícia

Estoque crítico do tipo sanguíneo O- preocupa Hemonúcleo do HB

Assistente do Hospital de Base afirma que queda nas doações é comum antes de feriados, mas ressalta importância da medida
Estoque crítico do tipo sanguíneo O- preocupa Hemonúcleo do HB

Divulgação

O policial militar Claudio Santos de Araújo é um dos doadores frequentes do Hospital de Base
O policial militar Claudio Santos de Araújo é um dos doadores frequentes do Hospital de Base
 

O baixo estoque do sangue O- (O negativo) no hemonúcleo do Hospital de Base (HB) de Bauru preocupa profissionais de saúde que atuam na instituição. Portadores deste tipo sanguíneo são conhecidos como doadores universais porque podem doar para pacientes portadores de quaisquer outros tipos.

Baixas nos índices de doações costumam ocorrer em vésperas de feriados, ao exemplo da Páscoa que acontece nesta semana. Valéria Coltri, assistente social do hemonúcleo do HB, afirma que a equipe tenta aumentar o estoque do sangue O- antes da Sexta-feira Santa (29).

A situação é preocupante, afirma Valéria, porque nessas datas ocorre um aumento no número de acidentes e atendimentos de urgência. Assim, esses e outros pacientes correm o risco de ficarem sem transfusão.

Outro fator que diminui as doações é o início do outono e das baixas temperaturas devido ao aumento de gripes e resfriados . Por isso, Valéria ressalta a importância de incentivar a população a doar sangue, principalmente nesta época do ano.

"Quem doa sangue pode salvar de 3 a 4 vidas", conta Valéria. No Hemonúcleo, explica, uma bolsa de doação pode virar até quatrohemocomponentes (substâncias usadas em tratamentos). A falta de sangue no hemonúcleo do HB de Bauru compromete cerca de oito cidades da região que também são atendidas pela instituição.

BENEFÍCIOS

A assistente social do HB Valéria Coltri elenca uma série de vantagens que contemplam os doadores de sangue.

A começar pela prevenção de doenças, já que o sangue é testado pelas equipes de saúde da instituição antes de ser doado.

Isso faz com que o doador regular tenha um controle melhor de sua saúde e pode se antecipar em caso de doenças, como hepatites, chagas, sífilis e a presença do vírus HIV, por exemplo.

Os doadores também recebem orientações sobre saúde do hemonúcleo.

COMO DOAR?

É possível agendar doação de sangue através do telefone (14) 3231-4771. O hemonúcleo do HB atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, e aos sábados, entre 7h e 12h, com exceção de feriados. Na Sexta-feira Santa (29) não haverá coletas.

Fonte(s): Jcnet

Comentários

Últimas notícias

26 Abr
Saúde
Pongaí: homem é preso com 300 kg de drogas

O homem, que não teve nome divulgado, foi preso em flagrante por tráfico de drogas

26 Abr
Saúde
Inflação medida pelo IPCA-15 desacelera a 0,21% e fica abaixo das projeções em abril

Analistas consultados pela agência Bloomberg projetavam variação de 0,29% em abril

26 Abr
Saúde
Padrasto e mãe amarram pênis de menino para punir xixi na cama e são presos

O padrasto, pastor de 43 anos de uma igreja evangélica local, amarrou o órgão genital da criança com barbante durante três dias, resultando

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.