Agora

Pe. Marcelo Rossi

08:00 - 09:00

Notícia

Dengue: com mais de 800 casos, Pederneiras declara emergência

Município registrou 808 casos positivos da doença só neste ano; Prefeitura anunciou força-tarefa com 8 ações simultâneas
Dengue: com mais de 800 casos, Pederneiras declara emergência

Prefeitura de Pederneiras

Ação de combate à dengue inclui desinfecção de áreas verdes
Ação de combate à dengue inclui desinfecção de áreas verdes

A Prefeitura de Pederneiras decretou estado de emergência e alerta epidemiológico em razão da dengue. Para tentar frear a proliferação do mosquito Aedes aegypti e o avanço da doença, o Executivo anunciou a execução de oito ações simultâneas, envolvendo mais de 100 servidores. Até esta segunda (5), a cidade somava 808 casos positivos de dengue só em 2024, com quatro internações (uma de paciente com confirmação da doença e três de casos suspeitos).

O decreto foi publicado na última quinta (1). Por meio dele, o município explicou que pode adotar medidas administrativas para combater a epidemia, como, por exemplo, emitir um termo de orientação no caso de imóveis particulares em que os moradores recusarem a entrada da autoridade sanitária durante ação da Vigilância.

A força-tarefa de combate à dengue, coordenada pelo Comitê de Combate à Dengue de Pederneiras, inclui mutirão de limpeza; desinfecção de áreas verdes e de tubulações de captação de água pluvial com uso de água hiperclorada; nebulização com inseticida em regiões com muitos casos positivos da doença e aplicação de fumacê.

Além disso, a Prefeitura está fazendo ação de orientação nas casas sobre como prevenir a dengue; vistoria domiciliar para verificar e eliminar possíveis focos de larvas do Aedes; distribuindo folhetos informativos em toda a cidade, em parceria com Sabesp; e intensificando fiscalização e aplicação de multas em terrenos com mato alto.

"Estamos enfrentando uma situação grave de dengue em nossa cidade, e precisamos agir com rapidez e eficiência para conter o avanço da doença", declarou a prefeita Ivana Maria Bertolini Camarinha. "Mas também precisamos da colaboração de todos os moradores, que devem cuidar de suas casas e não deixar água parada em nenhum lugar. A dengue é uma doença séria, que pode levar à morte, mas pode ser evitada com medidas simples".

Fonte(s): Jcnet

Comentários

Últimas notícias

16 Mai
Regional
Internações por dengue e síndrome gripal aumentam no estado

O levantamento do SindHosp analisou 89 unidades de saúde privadas; pacientes pediátricos registraram alta de 21 a 30% em 60% dos hospitais

16 Mai
Regional
Aumenta para 151 o número de mortos na tragédia no RS

As mortes ocorrem em 44 cidades, conforme a Defesa Civil, e há 806 feridos

16 Mai
Regional
Bauru: em ação contra tráfico, homem morre em confronto com a PM

Rapaz de 18 anos levou quatro tiros no peito em área de mata da cidade, segundo o boletim de ocorrência