Agora

José Wilson

16:00 - 18:00

Notícia

Contrário às saidinhas, Derrite diz que preso será vigiado por app em saída temporária

Preso que descumprir regras do benefício também pode ser levado diretamente para o sistema prisional
Contrário às saidinhas, Derrite diz que preso será vigiado por app em saída temporária

Divulgação / Claudio Vieira / PMSJC

Guilherme Derrite é recebido em São José dos Campos
 

Contrário ao benefício das saídas temporárias do sistema prisional, o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, disse que o Estado vai monitorar os beneficiados com a medida por meio de um aplicativo de georreferenciamento.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Trata-se de um programa criado no âmbito do Poder Judiciário em Sertãozinho e que será expandido para o estado de São Paulo. O convênio foi assinado no final de novembro do ano passado.

O Projeto Vida tem por foco a fiscalização do cumprimento de decisões judiciais que concedem medidas protetivas e cautelares diversas da prisão ou no cumprimento das penas em meio aberto, com uso de aplicativo e localização georreferencial.

“Fizemos um acordo de cooperação com o Poder Judiciário que permite o monitoramento do indivíduo que cumpre pena em regime aberto, porque não há nenhum tipo de fiscalização do Estado sobre esses indivíduos”, disse Derrite em São José dos Campos. “Agora a gente vai poder monitorar por georreferenciamento. É mais uma ferramenta que nós implementamos, uma inovação em São Paulo”.

Na avaliação de Derrite, a ferramenta representa um aprimoramento na fiscalização do cumprimento de medidas protetivas e cautelares aplicadas, incluindo regime aberto, livramento condicional, sursis, saída temporária e prisão domiciliar.

 

Quando ocorre o descumprimento pelo réu das condições impostas, o aplicativo é alimentado com informações dos processos judiciais e dos sistemas policiais, o que possibilita rápida comunicação ao Poder Judiciário.

Além disso, Derrite disse que a Polícia Militar agora pode conduzir diretamente para o sistema prisional os presos que estão no período da saída temporária e que descumprem as normas que a lei determina.

“Chegamos à marca de mais de 1.000 indivíduos que foram conduzidos diretamente ao sistema prisional, porque estavam descumprindo é o que a lei determina”, afirmou Derrite.

No Vale, a saída temporária de fim de ano terminou com 208 presos que não retornaram às respectivas unidades prisionais da região. O balanço é da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária).

 

O benefício foi concedido entre 22 de dezembro e 3 de janeiro para 3.630 detentos de quatro cidades do Vale. Desse total, 208 não retornaram, o que representa 5,73% dos beneficiados.

Fonte(s): Jcnet

Comentários

Últimas notícias

26 Abr
Geral
Pongaí: homem é preso com 300 kg de drogas

O homem, que não teve nome divulgado, foi preso em flagrante por tráfico de drogas

26 Abr
Geral
Inflação medida pelo IPCA-15 desacelera a 0,21% e fica abaixo das projeções em abril

Analistas consultados pela agência Bloomberg projetavam variação de 0,29% em abril

26 Abr
Geral
Padrasto e mãe amarram pênis de menino para punir xixi na cama e são presos

O padrasto, pastor de 43 anos de uma igreja evangélica local, amarrou o órgão genital da criança com barbante durante três dias, resultando

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.