Notícia

Consulta ao abono salarial do PIS-Pasep é liberada; saiba se você vai receber

Pagamento começa no próximo dia 15 de fevereiro; trabalhadores podem checar valores pela Carteira de Trabalho Digital ou pelo Gov.br
Consulta ao abono salarial do PIS-Pasep é liberada; saiba se você vai receber

Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (5), trabalhadores têm acesso à consulta para verificar se serão beneficiados com o abono salarial PIS-Pasep 2024, referente ao ano-base 2022. Os valores, incluindo anos anteriores, e a data de pagamento podem ser verificados no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no portal Gov.br.

 

O abono salarial, um benefício de até um salário-mínimo, é concedido anualmente a trabalhadores e servidores que atendem aos requisitos do programa. Os pagamentos iniciam em 15 de fevereiro, com a possibilidade de saque até 27 de dezembro, variando conforme o mês de nascimento do beneficiário.

Recebem o PIS os trabalhadores da iniciativa privada, com administração pela Caixa Econômica Federal, enquanto o Pasep é destinado aos servidores públicos, com depósitos pelo Banco do Brasil. O total de 24,8 milhões de trabalhadores será contemplado, sendo 21,9 milhões da iniciativa privada e 2,9 milhões do setor público.

 

Instituído pela Lei nº 7.998/90, o abono é pago conforme calendário anual estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT), proveniente do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Critérios e Valor do Abono: Quem Tem Direito? Quanto Receber?
Para ter direito ao benefício, o trabalhador deve estar cadastrado no programa PIS/Pasep ou CNIS há pelo menos cinco anos, ter trabalhado para empregadores contribuintes por até 2 salários-mínimos, exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base (2022), e ter os dados corretamente informados pelo empregador na Rais ou no eSocial.

 

Não têm direito ao abono trabalhadores domésticos, rurais empregados por pessoa física, urbanos empregados por pessoa física, e empregados por pessoa física equiparada a jurídica.
O valor do abono é proporcional ao tempo de serviço no ano-base, variando de R$ 118 a R$ 1.412, conforme o cálculo do salário-mínimo dividido por 12 e multiplicado pelos meses trabalhados.

Fonte(s): Jcnet

Comentários

Últimas notícias

26 Abr
Economia
Pongaí: homem é preso com 300 kg de drogas

O homem, que não teve nome divulgado, foi preso em flagrante por tráfico de drogas

26 Abr
Economia
Inflação medida pelo IPCA-15 desacelera a 0,21% e fica abaixo das projeções em abril

Analistas consultados pela agência Bloomberg projetavam variação de 0,29% em abril

26 Abr
Economia
Padrasto e mãe amarram pênis de menino para punir xixi na cama e são presos

O padrasto, pastor de 43 anos de uma igreja evangélica local, amarrou o órgão genital da criança com barbante durante três dias, resultando

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.