Agora

Cumpadre Lima

09:00 - 10:00

Notícia

Bracell e Senai realizaram o 1º curso para mulheres em operação de empilhadeiras

Oferecido gratuitamente, projeto fortalece a comunidade para os desafios do mercado de trabalho
Bracell e Senai realizaram o 1º curso para mulheres em operação de empilhadeiras

Divulgação

Sara Gutierrez, de 42 anos, é uma das mulheres beneficiadas pela oportunidade
Sara Gutierrez, de 42 anos, é uma das mulheres beneficiadas pela oportunidade
 

O primeiro curso exclusivo para mulheres na área de operação de empilhadeiras promovido pela Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, concluiu a formação de suas primeiras alunas neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Realizado em parceria com o Senai de Lençóis Paulista, o curso totalmente gratuito capacitou 11 mulheres para atuar nessa área. A formatura foi realizada no auditório do Senai.

Sara Gutierrez, de 42 anos, é uma das mulheres beneficiadas pela oportunidade. Mãe de três filhos e avó de um netinho de três meses, sempre foi uma mulher independente. Enfrentou muitos desafios desde cedo, inclusive problemas de saúde aos 20 anos. Mesmo diante das adversidades, Sara retrata o perfil de muitas mulheres: é determinada, não desiste de seus sonhos e luta para proporcionar o melhor para sua família. Ela relata que foi empreendedora, chegou a ter um buffet, mas durante a pandemia fechou as portas e precisou recomeçar. Atualmente, trabalha em um lavacar, mas sempre com foco em crescimento profissional.

Para ela, a oportunidade oferecida pela Bracell representa uma chance de crescimento profissional e também, uma afirmação do empoderamento das mulheres em conquistar seus objetivos.

“Quando vi a chance, não pensei duas vezes e comecei o curso. Agradeço a Deus todo dia por isso, pois sei que vai ser uma porta aberta para uma melhora profissional. Eu busco crescer e acredito muito que as oportunidades surgem, só depende de nós irmos atrás delas”, avaliou Sara.

O curso promoveu habilidades técnicas e práticas na operação de empilhadeiras com simuladores às participantes, em uma área onde ainda predomina o perfil masculino. Ao final, as alunas terão um certificado Senai de curso técnico. Além de oportunidades futuras na Bracell, poderão concorrer à vagas em outras empresas também, ampliando suas chances de entrada no mercado de trabalho.

Coordenadora de RH da Bracell em SP, Milene Damasceno, avalia que os cursos de formação de comunidade que a Bracell oferece por meio de parcerias com entidades como o Senai são fundamentais e contribuem com a capacitação de pessoas que possam exercer o protagonismo no mercado de trabalho.

“Temos um compromisso com o desenvolvimento sustentável e por isso, nossas iniciativas visam qualificar profissionais para futuras oportunidades em nossas operações e contribuir com o desenvolvimento regional. Além disso, esses programas estão alinhados com nossa estratégia Bracell 2030, alinhados com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, como o empoderamento feminino e a geração de renda para famílias e comunidades onde atuamos.

Somente em 2023, os cursos de formação ofertados pela Bracell contemplaram diversas áreas relacionadas à indústria: colheita florestal, transporte de madeira, manutenção automotiva, malha viária e carregamento de madeira. Ao todo, 477 pessoas foram qualificadas gratuitamente por meio dos cursos realizados em parceria com instituições de ensino e empresas especializadas, como Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte), Senai, Sest/Senat, Agilis, Contremp e Consefor.

Além disso, ainda no ano passado, foram disponibilizados cursos de formação de comunidade como este das empilhadeiras. Nesse sentido, foram 179 pessoas certificadas para diversas áreas como motoristas, operadores de máquinas florestais e informática.

A companhia segue em expansão e no ano passado chegou a mais de 7 mil colaboradores atuando na unidade localizada em Lençóis Paulista e demais regiões do estado de SP.

Fonte(s): Jcnet

Comentários

Últimas notícias

26 Abr
Oportunidades
Pongaí: homem é preso com 300 kg de drogas

O homem, que não teve nome divulgado, foi preso em flagrante por tráfico de drogas

26 Abr
Oportunidades
Inflação medida pelo IPCA-15 desacelera a 0,21% e fica abaixo das projeções em abril

Analistas consultados pela agência Bloomberg projetavam variação de 0,29% em abril

26 Abr
Oportunidades
Padrasto e mãe amarram pênis de menino para punir xixi na cama e são presos

O padrasto, pastor de 43 anos de uma igreja evangélica local, amarrou o órgão genital da criança com barbante durante três dias, resultando

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.