Agora

Pe. Marcelo Rossi

08:00 - 09:00

Notícia

Bauru registra 97 casos e 413 suspeitas de dengue em janeiro

Secretaria Municipal de Saúde também investiga causa de três mortes de pacientes que tiveram sintomas da doença
Bauru registra 97 casos e 413 suspeitas de dengue em janeiro

Genilton J. Vieira/ IOC-Fiocruz/Divulgação

As unidades de saúde públicas e privadas de Bauru têm atendido, em média, 17 pessoas com sintomas da doença por dia desde o início do ano (foto: Aedes aegypti)

Bauru registrou, de 1 a 30 de janeiro, 97 casos de dengue, todos autóctones (com doença contraída no próprio município), além de contabilizar mais 413 casos suspeitos em análise bem como três mortes em investigação. As informações foram prestadas nesta quinta-feira (1) pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Saúde Coletiva.

Somados os casos, as unidades de saúde públicas e privadas de Bauru têm atendido, em média, 17 pessoas com sintomas da doença por dia desde o início do ano. Conforme o Jornal da Cidade divulgou, autoridades em todo o País têm manifestado preocupação diante do risco de uma epidemia de dengue ainda mais severa que a de 2023 - em Bauru, foram 14.351 casos e 14 mortes.

O alerta deve-se ao ressurgimento do sorotipo 3 do vírus no Brasil, que há mais de 15 anos não causa epidemias da doença no País. A retomada de sua circulação deu-se, inicialmente, na região Norte, porém, até o fim de 2023, 14 casos já haviam sido detectados no Estado de São Paulo: em Votuporanga, Valentim Gentil, São José do Rio Preto e na Capital.

EVOLUÇÃO

As estatísticas do Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde, reforçam esta apreensão, com as primeiras semanas epidemiológicas de dengue em Bauru, em 2024, bastante diferentes das verificadas no ano passado. Em 2023, as quatro primeiras semanas registraram, respectivamente, 25, 25, 31 e 38 casos suspeitos da doença na cidade.

Já agora, a cada sete dias, os números foram de 30, 82, 168 e 126 pacientes com quadro típico de dengue e com exames laboratoriais ainda em análise. Do total de casos em investigação até o momento, 56,4% são de pacientes do sexo feminino, com maior prevalência entre as que têm idades de 30 a 39 anos.

Fonte(s): Jcnet

Comentários

Últimas notícias

16 Mai
Regional
Internações por dengue e síndrome gripal aumentam no estado

O levantamento do SindHosp analisou 89 unidades de saúde privadas; pacientes pediátricos registraram alta de 21 a 30% em 60% dos hospitais

16 Mai
Regional
Aumenta para 151 o número de mortos na tragédia no RS

As mortes ocorrem em 44 cidades, conforme a Defesa Civil, e há 806 feridos

16 Mai
Regional
Bauru: em ação contra tráfico, homem morre em confronto com a PM

Rapaz de 18 anos levou quatro tiros no peito em área de mata da cidade, segundo o boletim de ocorrência