Agora

Pe. Reginaldo Manzotti

11:00 - 12:00

Notícia

Anac e Ministério de Portos e Aeroportos investigarão morte do cão Joca

O anúncio foi feito pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o deputado federal Fernando Marangoni
Anac e Ministério de Portos e Aeroportos investigarão morte do cão Joca

Reprodução

Joca com o seu tutor,  João Fantazzini
Joca com o seu tutor, João Fantazzini
 

 A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e o Ministério de Portos e Aeroportos vão investigar a morte do cachorro Joca. O anúncio foi feito pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), e o deputado federal Fernando Marangoni (União-SP) na noite desta terça-feira (23).

"O ministro e a Anac garantiram que vão abrir processo para apurar responsabilidades e, dependendo do que acontecer no processo, aplicar penalidades cabíveis", disse Marangoni, em vídeo publicado nas redes sociais do deputado estadual de São Paulo, Rafael Saraiva (União-SP), que também participou da reunião.

Costa Filho anunciou a criação de um grupo de trabalho no ministério para rever as regras de transporte de animais. O objetivo, segundo o ministro, é pensar ao lado da Anac políticas públicas para o transporte de animais domésticos em aviões.

 

O cão Joca tinha 4 anos e viajaria do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop, em Mato Grosso, junto do seu dono, João Fantazzini. Por ser um cachorro de grande porte, não pode ir junto aos assentos da aeronave e precisou ser despachado numa caixa de transporte, viajando no porão com as malas dos passageiros.

Ao chegar em Mato Grosso, a Gol informou o erro à João. O cachorro não havia viajado no mesmo voo e estava em Fortaleza, cidade 2.082 km distante. O tutor recebeu imagens e vídeos do cachorro no Ceará, com água sendo fornecida pelos funcionários da companhia aérea. Como Joca passaria por Guarulhos antes de ser enviado para Sinop, João decidiu voltar para São Paulo para encontrar o animal.

Ao chegar ao aeroporto de Guarulhos, João notou que Joca estava sem sinais vitais. A morte do cão foi constatada por uma veterinária, que deu laudo de "parada cardiorrespiratória com causa ainda a ser esclarecida". O vídeo gravado pela mãe de João viralizou nas redes sociais e mostra o tutor ao lado do cachorro, já falecido, no terminal de cargas de Guarulhos.

 

A Gol lamentou o ocorrido, atribuiu o desvio de rota do animal a uma falha operacional e disse que foi surpreendida pelo falecimento do animal. "A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação", diz em nota.

Devido ao caso, a Gol Linhas Aéreas suspendeu por 30 dias a venda do serviço e o transporte de cães e gatos nos porões de aeronaves.

Não é o primeiro caso de problemas da Gol com cachorros despachados em suas aeronaves. Em 2021 a cachorra Pandora sumiu numa conexão no Aeroporto de Guarulhos, sendo encontrada apenas 40 dias depois. Por causa disso, a companhia aérea chegou a suspender o embarque de animais no porão, que foi retomado vários meses depois.

Fonte(s): Jcnet

Comentários

Últimas notícias

03 Mai
Nacional
Sobe para 31 número de mortos em temporais do Rio Grande do Sul

De acordo com a Defesa Civil estadual, 235 municípios foram afetados pela chuva; há 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 estão desalojad

03 Mai
Nacional
Lula recebe convite, mas governo vê com ceticismo reunião sobre Ucrânia na Suíça

Para tentar convencer o Brasil a participar, os suíços têm argumentado que a cúpula foi convocada a pedido da Ucrânia, mas que a presidência

03 Mai
Nacional
Boulos defende Lula após propaganda antecipada e diz que Nunes é quem usa a máquina

Boulos disse que o prefeito de São Paulo, que almeja a reeleição, 'fala mal' dele e o ataca em inaugurações, utilizando eventos públicos, co

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.